Xadrez: suas origens e como usar essa estampa?

Xadrez: suas origens e como usar essa estampa?

Está procurando uma tendência inspiradora? que vem crescendo no mercado e que já foi tendência anos atrás? O xadrez está voltando com tudo e chegou para ficar! Uma das estampas mais atemporais que existe, que pode ser usado em todas as estações do ano e combina com vários visuais.

A Sulfashion separou algumas dicas de como você pode usar essa peça chave no seu armário! Bora conferir.

– Opte por apenas uma das peças da roupa com a estampa, para não criar um visual muito pesado e informativo demais;

Ju Romano (Reprodução/Instagram)

– Combine tons parecidos com a estampa, prefira fazer a combinação com roupas lisas;

Ian Sangala (Reprodução/Instagram)

– Evite misturar o xadrez com outras estampas;

– Os vestidos xadrez podem ter suas vantagens, já que ele é uma peça que pode ser usada tanto em ocasiões formais quanto casuais.

Luisa Accorsi (Reprodução/Instagram)

Como surgiu a estampa xadrez?

Sua origem é escocesa do século 16, nesse período o xadrez era usado nas saias ‘’Tartã’’, como forma de se aquecer no inverno, era formada por materiais diversos, com tecidos coloridos e no formato listrado. Mas a estampa se tornou popular nos anos 20, com a cultura punk/grunge.

Exemplo de Xadrez tartã usado atualmente:

Ju Romano (Reprodução/Instagram)

Modelos de estampa xadrez

Xadrez retrô: os anos 60 deixam sua marca na tendência, através de suas saias e vestidos xadrez.

Xadrez Vichy: estampa que utiliza muito as cores vermelho e branco, era produzida em Vichy, na França. Marcando as épocas de 50 e 80 em saias, calças e vestidos.

Juliana Santana (Reprodução/Instagram)

Xadrez punk: além de acompanhar as saias Tartan, o xadrez passa a ser incrementado em jaquetas de couro e calças rasgadas, trazendo um ar de rebeldia para o visual.

Xadrez príncipe de Gales: possui cores sóbrias, acinzentadas, passando elegância e formalidade, muito utilizado pelo príncipe Edward VII, que deu origem a esse nome. Atualmente é encontrado em diferentes tecidos e utilizado na alfaiataria.

Josy Ramos (Reprodução/Instagram)

Xadrez Pied-de-Poule: estampa elegante que cria uma ilusão de ótica com suas cores, de longe elas se misturam. Se popularizou nos anos 50 com os ternos da Dior, sendo comum encontrar essa estampa em peças de lã. Para o inverno é uma ótima pedida!

Juliana Santana (Reprodução/Instagram)

Agora que você conhece mais sobre o xadrez, já pode criar looks diversos com essa peça! E aí já se apaixonou por essa estampa?

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *